A ressurreição de Jesus, o Coração do Evangelho – Maria Madalena
A carta aos Coríntios 15:3 começa com a afirmação surpreendente de Paulo de que ele está prestes a dizer a coisa mais importante. Não algo que seja importante, ou meio importante, mas a coisa de
primeira importância. Uma tradução da Bíblia chama isso de “o coração do Evangelho”.
Então, Paulo diz algo tão… familiar… aos cristãos: Jesus morreu pelos nossos pecados, ressuscitou dos mortos e muitas pessoas o viram.
Nos versículos que seguem essa declaração, Paulo continua enfatizando a importância esmagadora da realidade da ressurreição de Jesus. Em 1 Coríntios 15:17-19, Paulo diz que se a ressurreição de Jesus não for real, a fé dos cristãos é fútil e eles devem ser mais miseráveis que todas as pessoas.
Este capítulo de 1 Coríntios está no final da carta. Nos 14 capítulos anteriores, Paulo tenta transmitir conhecimento básico aos coríntios para que eles possam resolver seus muitos problemas. O capítulo 15 é a peça fundamental final. É como se Paulo estivesse dizendo que se eles acertarem isso, todo o resto se encaixará.
Por que a ressurreição de Jesus é tão importante? Por que é o fundamento da fé cristã? 1 Coríntios 15 oferece pelo menos duas razões principais.
A ressurreição de Jesus é a confirmação de que Jesus é o Filho de Deus. É por isso que Paulo se dá a tanto trabalho para contar quantas pessoas viram Jesus após sua ressurreição e para mostrar que muitas dessas testemunhas ainda estavam vivas e disponíveis para interrogatório.
A Ressurreição de Jesus, o Coração do Evangelho
Naquela época, testemunhas oculares estabeleceram o que era facto e o que não era.
Como Jesus é o Filho de Deus, ele tem a capacidade de ser o sacrifício perfeito sendo suficiente pagamento pelos pecados de todos os seus seguidores, para sempre.
Outra razão fundamental pela qual a ressurreição de Jesus é importante é porque ela mostra que Jesus venceu a morte. Se Jesus ressuscitou dos mortos, então os seguidores de Jesus serão
ressuscitados da morte também. Paulo insiste que a crença na ressurreição dá aos cristãos a
capacidade de continuar a ser fiéis em tempos difíceis. Na época de Paulo, tempos difíceis significavam perseguição física, perda de empregos e família, e ridículo público.
Em tempos caóticos modernos, é fácil para os cristãos se distraírem com muitas coisas. É
importante lembrar o fundamento de 1 Coríntios 15:3-4: Jesus morreu pelos nossos pecados, ele
ressuscitou dos mortos e ascendeu ao céu, onde está sentado à direita do Pai.
Episódio: Série Coração do Evangelho
Narrador: Maria Madalena
Escrituras principais: João 20:11-18; 1 Coríntios 15:3-19
Resumo da história: A ressurreição de Jesus é o princípio fundamental do cristianismo
Local: Israel
Época: por volta de 30 d.C.
Escrituras de memorização sugeridas: João 20:18; 1 Coríntios 15:3-4