Carta de Paulo aos Gálatas por Loide (Avó de Timóteo)
Escrituras Primárias: Gálatas 3-6 Resumo da história: a carta de Paulo às igrejas na Galácia
Localização: Império Romano; Galácia
Tempo:
30 dC Jesus crucificado e ressuscitado; Pentecostes; Descida do Espírito Santo
48 d.C. A “visita da fome” de Paulo a Jerusalém; Começa a Primeira Viagem Missionária
50 DC Concílio em Jerusalém; Início da Segunda Viagem Missionária; tempo aproximado da escrita de Gálatas.
Escrituras de Memória Sugeridas: Gálatas 3:3, 11, 26-28; 4:6-8; 5:1, 8, 14, 16, 22-25; 6:2-3, 7, 10
Na sua Primeira Viagem Missionária, Paulo e Barnabé estabeleceram igrejas em Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe, cidades localizadas na província romana da Galácia, na Ásia Menor central. Paulo provavelmente tinha essas igrejas em mente quando escreveu Gálatas.
Timóteo, Eunice e Loide eram de Listra. Não está absolutamente claro se Paulo e Barnabé os conheceram na Primeira Viagem Missionária, mas isso é provável. Foi possivelmente deles que Paulo aprendeu que os judaizantes estavam influenciando negativamente aquelas igrejas primitivas.
Gálatas, primeira das cartas de Paulo
Assumindo que Gálatas é a primeira das cartas de Paulo, então Gálatas cap. 3 torna-se a sua primeira incursão escrita num tópico que se tornará um tema importante para ele: o justo vive pela fé, não seguindo as Leis de Moisés. Seguindo em frente, ele conclui que aqueles que creem em Cristo são filhos adotivos de Deus. Ele também faz uma declaração que ressoará através dos séculos: entre aqueles que creem em Cristo, não deve haver distinção por etnia, gênero ou qualquer outra distinção baseada no ser humano. Os cristãos devem ser completamente unificados.
Em Gálatas Cap. 4, Paulo expõe o seu caso de que aqueles que seguem a Cristo têm liberdade, e aqueles que não o seguem são escravizados. Nesta passagem, Paulo usa uma palavra que pode soar estranha aos ouvidos modernos, “zeloso”. No uso moderno, tende a significar entusiasta e diligente, mas Paulo pretendia que significasse inteiramente dedicado e muito apaixonado. O primeiro uso da palavra na Bíblia é quando Finéias era tão devotado a Deus que enfiou uma lança em um judeu e em uma mulher midianita que estava cometendo adultério. … para cumprir a lei.
Os capítulos 5 e 6 contêm alguns dos ensinamentos mais importantes sobre o Espírito Santo que estão no Novo Testamento, bem como alguns dos ensinamentos mais importantes sobre como viver como cristão. Numa das frases mais reconhecidas dos seus ensinamentos, Paulo descreve ações e consequências em poucas palavras simples: “Você colhe o que planta”.