Warning: Undefined array key "sm_dark_theme" in /home3/web4christ/public_html/wp-content/plugins/easy-youtube-subscribe/includes/sm-youtube-subscription-shortcode.php on line 229
Tércio foi apenas mencionado uma vez na Bíblia, mas teve o privilégio de ter sido o escriba desta importantíssima carta ditada por Paulo em que o apóstolo se concentra em questões teológicas que irão influenciar todos os cristãos para sempre.
Não há números exatos da população da cidade de Roma em 57 dC, mas, certamente havia várias centenas de milhares de pessoas vivendo ali, talvez até um milhão. Com base em Romanos 1:7 e Romanos 16, podemos supor que havia várias igrejas domésticas em Roma na época em que Paulo escreveu aos Romanos.
Uma das coisas impressionantes sobre a carta aos Romanos é que, ao contrário de muitas outras cartas de Paulo, não aborda falsos ensinos nem problemas específicos de uma igreja. Isso pode dever-se ao facto de que as igrejas de Roma tinham líderes fortes como Priscila e Áquila.
Embora não tenhamos datas exatas, você pode pensar em Romanos como sendo a celebração de Paulo pelos 25 anos de ser cristão. Ele sabe exatamente no que acredita e tem muita prática em apresentar as suas crenças… e defendê-las.
Muitos na audiência de Paulo eram não-judeus com pouca experiência no Antigo Testamento. Esses gentios tinham um passado de idolatria e vida devassa, precisando entender a herança dos judeus, que incluía seguir a lei e as promessas de Deus. Os judeus tentaram alcançar a justiça seguindo a lei, mas isso não funcionou.
Paulo queria explicar como judeus e gentios se tornaram parte do verdadeiro Israel, povo de Deus, que alcançou a justiça pela fé. Paulo começa a carta explicando que Deus é justo, mas todos os humanos são injustos. Deus fornece uma maneira para as pessoas se tornarem justas por meio de Jesus, se for recebida pela fé. As pessoas são escravas do pecado ou da justiça.
Romanos 8 é um testemunho poderoso do poder de uma vida capacitada pelo Espírito e da glória futura que os crentes obterão. Talvez o versículo mais reconfortante do Novo Testamento seja encontrado em Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.