Carta do Apóstolo Paulo a Tito

Carta do Apóstolo Paulo a Tito

Na Carta do Apóstolo Paulo a Tito, este escreve; “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.
Tito 3:4-7

Carta do Apóstolo Paulo a Tito

A primeira menção de Tito está em Gálatas 2:1-3, quando ele acompanhou Paulo na “visita da fome” a Jerusalém. Na época, Tito era incircunciso, mas era aceite como cristão. Durante quase os vinte anos seguintes, Tito foi um fiel assistente de Paulo. Provavelmente havia pouca novidade nesta carta que Tito não tivesse ouvido muitas vezes antes.

Na época em que esta carta foi escrita, Tito estava em Creta e Paulo estava passando o inverno em Nicópolis, uma grande cidade na costa oeste da Grécia. Paulo queria que Tito colocasse as coisas em ordem com as muitas igrejas em Creta antes de se juntar a ele em Nicópolis. Paulo está chegando ao fim de sua vida, e você pode sentir a urgência nas suas palavras.

Uma das razões pelas quais Paulo deixou Tito em Creta foi para nomear presbíteros em muitas cidades, e as qualificações que Paulo descreve para presbíteros são semelhantes às de Primeira Timóteo. Com base em Tito 1:6-9, não seria fácil para Tito encontrar presbíteros qualificados.

Um dos requisitos era que os presbíteros fossem capazes de ensinar a verdadeira doutrina e refutar as falsas. Essa exigência está ligada à insistência de Paulo de que Tito também refute os falsos mestres. Paulo escreve sobre a correlação entre má doutrina e mau comportamento; ele não especifica o falso ensino, mas parece ter elementos de mitos sobre anjos e ensinamentos filosóficos sobre os males inerentes às coisas físicas.

Paulo passa grande parte desta carta escrevendo sobre como os cristãos se devem comportar. Em vez de fornecer longas listas de coisas para fazer e não fazer, Paulo, em vez disso, dá-lhes orientações sobre como fazer o bem. Ele resume seus desejos em Tito 3:14, onde diz que os cristãos se devem concentrar em fazer o bem para que possam atender às necessidades importantes e viver vidas produtivas.

Paulo escreve a carta a Tito, mas sabe que ela vai circular entre as igrejas, por isso termina a carta desejando graça a todos.

Ao ler esta carta, tente-se colocar no lugar de Tito. Ele trabalha ao lado de Paulo há quase duas décadas e sabe que Paulo está chegando ao fim da sua vida. Ele com certeza quer fazer um bom trabalho em Creta, mas sabe que enfrenta imensos obstáculos.