Lucas, Médico e Escritor do Evangelho escreveu também Atos dos Apóstolos a história das primeiras três décadas da Igreja. É a única história existente da Igreja que foi escrita no primeiro século. Embora a Bíblia não especifique isso, a tradição da Igreja e muitos estudiosos concordam que Lucas escreveu Lucas e Atos.
[sm-youtube-subscribe]
No Evangelho de Lucas, o autor disse que fez uma investigação cuidadosa de tudo antes de escrever. Suas três fontes principais de informação foram: suas próprias experiências, fontes escritas previamente existentes, e ouvir atentamente as histórias daqueles que estavam pessoalmente envolvidos.
Esta série de histórias ilustra o que Lucas pode ter ouvido de mais de uma dúzia de personagens apresentados em Atos. Qualquer leitor da Bíblia rapidamente percebe que ela dá poucos detalhes sobre a maioria de seus personagens ou eventos. Essas histórias são verdadeiras na Bíblia, mas personalidades e detalhes pessoais são fornecidos sobre personagens mais ilustrativos.
Lucas Médico e Escritor do Evangelho começa Atos com um rápido resumo dos últimos dias de Jesus na Terra. Três eventos futuros extremamente importantes são revelados ali. Os apóstolos e seguidores não devem deixar Jerusalém, mas esperar pelo dom do Espírito Santo, apesar de não lhes ser dito quanto tempo esperar. Eles também são informados de que serão capacitados pelo Espírito Santo para evangelizar até os confins do mundo.
Por último, Jesus diz-lhes que voltaria da mesma maneira que ascendeu. Os seguidores de Jesus voltaram a Jerusalém após a ascensão. Quem eram esses seguidores? Os apóstolos e certas pessoas são especificadas como estando entre eles, mas não há uma lista abrangente fornecida.
Pedro fez um discurso apaixonado sobre a traição de Jesus e insistiu que Judas fosse substituído por outra pessoa qualificada para substituí-lo. Eles escolheram dois homens que pareciam qualificados e, em seguida, lançaram as sortes (como lançar dados) para escolher Matias.
Este é o último registro que temos dos primeiros cristãos tomando decisões lançando sortes. Depois desse tempo, eles confiariam na liderança do Espírito Santo. É interessante que Matias e a maioria dos apóstolos nunca são mencionados pelo nome novamente no Novo Testamento.