Mulheres Proeminentes em Atos dos Apóstolos
O livro de Atos foi escrito principalmente sobre os líderes homens da igreja primitiva. Ao assistir a este episódio, pense nas diferentes culturas destas mulheres proeminentes e nas diferentes épocas em que aparecem na história da Igreja.
[sm-youtube-subscribe]
A primeira história é sobre Tabita, também conhecida como Dorcas. Ela provavelmente era judia israelita antes de se tornar cristã, e não sabemos se ela foi casada. A sua história se passa entre a conversão de Saulo e a conversão de Cornélio, que está entre cerca de 33 DC e 40 DC, provavelmente perto de 40 DC. A história é encontrada em Atos 9: 36-43.
Tabita dá-nos um exemplo de vida cristã como um serviço. Ela serviu voluntariamente às pessoas pobres da sua cidade, e suas ações foram tão poderosas que as pessoas chamaram Pedro para que ele fizesse algo após sua morte súbita e prematura. Não sabemos se elas lhe pediram para ressuscitar Tabita dos mortos, mas ele aparentemente pensou que essa era a melhor solução.
A segunda história em Mulheres Proeminentes em Atos dos Apóstolos é sobre Lídia que morava na cidade de Filipos, no país da Macedônia, hoje parte norte da Grécia, e sua história coincide com a Segunda Viagem Missionária de Paulo, aproximadamente em 49-50 DC, cerca de vinte anos após a morte de Jesus. Sua história de conversão se encontra em Atos 16: 11-15, 40. Muito provavelmente ela era temente a Deus antes de conhecer Paulo, embora pudesse não saber nada sobre Deus. Como Tabita, não sabemos se Lídia já tinha sido casada.
Lídia é conhecida por responder ao Evangelho imediatamente, trazendo a sua família e servos à fé, e por ser um membro influente da igreja. Com sua experiência em negócios, ela provavelmente foi muito valiosa para ajudar a cuidar de uma igreja em crescimento.
A terceira história é sobre Priscila, esposa de Áquila. Paulo conheceu o casal em Corinto na Segunda Viagem Missionária. A sua história pode ser lida em Atos 18: 1-4 em Corinto, em Atos 18:18 em Éfeso, onde Paulo os deixa, e em Atos 18: 24-26.
Priscila e Áquila são sempre mencionados juntos. Obviamente, Paulo confiava neles para liderar as suas igrejas por meio de seus ensinamentos e comportamento.