Paulo Virou o Mundo do Avesso. Apóstolo dos não Judeus, virou literalmente o mundo ao contrário com os seus ensinamentos sobre um Deus único, quebrando tudo aquilo que era a sociedade pagã estabelecida desde a Antiguidade.
[sm-youtube-subscribe]
Em Éfeso, Demétrio, um ourives criador de estatuetas do templo de Diana, criou o maior tumulto, por reação à perda daquilo que desde sempre tinha sido a normalidade da adoração a falsos deuses.
Entenda a sociedade dessa altura e como Paulo virou o mundo do avesso, levando Demétrio a odiar tanto Paulo, os seus companheiros e os cristãos em geral.
A maioria dos cristãos modernos provavelmente pensa que o povo do Império Romano ficou emocionado ao receber o cristianismo. Afinal, o Evangelho significa “boas novas”. Isso era verdade para muitas pessoas, mas para muitas outras o Evangelho era uma má notícia. Jesus descreveu apropriadamente o que o cristianismo faria quando disse: “Não pense que vim trazer paz à terra; Não vim trazer paz, mas espada. Eu vim para colocar o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E os inimigos do homem serão os de sua própria casa.”
Em praticamente todo o Império, o propósito histórico da religião e dos deuses era fornecer proteção e prosperidade. No tempo de Jesus, o culto ao imperador tornou-se mais comum; o imperador tornou-se a entidade religiosa para fornecer essa proteção e prosperidade.
O cristianismo mudou completamente a maneira como as pessoas se comportavam e acreditavam, incentivando os cristãos a agir contra as normas sociais, que muitas vezes afetavam a estabilidade familiar, o comportamento da comunidade e as circunstâncias econômicas.
Atos 19 é o início da Terceira Viagem Missionária de Paulo. Ele chegou a Éfeso, batizou doze novos crentes, ensinou sobre Jesus na sinagoga por três meses e ensinou por dois anos no salão de Tirano. Os resultados foram surpreendentes. Todos na província da Ásia ouviram o Evangelho, milagres extraordinários foram feitos por meio de Paulo e muitas pessoas se converteram ao cristianismo.
Os efeitos dos ensinamentos de Paulo foram tão extraordinários que um grande número de pessoas deixou de adorar o principal deus local, afetando dramaticamente a economia local, pois a renda dos trabalhadores que sustentavam o templo local e serviam aos adoradores caiu. Do ponto de vista econômico, a chegada do cristianismo não foi uma boa notícia para eles e suas famílias; foi uma notícia horrível. Mantenha esse ponto de vista em mente ao ler as cartas que Paulo escreveu.