Segunda Carta aos Corintos – Tito

Segunda Carta aos Corintos – Tito

Na Segunda Carta aos Coríntios, Paulo aparentemente salta de um tópico para outro, mas há três temas principais. Primeiro, Paulo defende o seu apostolado e a sua autoridade.

Série Cartas De Paulo Segunda Aos Coríntios por Tito

[sm-youtube-subscribe]

Nesta carta, Paulo também faz um apelo apaixonado para que os coríntios se comprometam com seu relacionamento com ele. O relacionamento deles foi tenso por suas cartas anteriores criticando seu comportamento e possivelmente por uma visita anterior que não correu bem.

Em seguida, Paulo pede que sejam generosos, especialmente em suas doações para o grande fundo de ajuda que Paulo está levantando para a igreja de Jerusalém. Em 2 Coríntios 8-9, Paulo apresenta muitos princípios valiosos sobre dar, especialmente dar a outras igrejas e cristãos em necessidade.

Terceiro, grande parte da carta é sobre reconciliação, especialmente em duas áreas: entre os próprios coríntios e entre Deus e a humanidade. A Primeira aos Coríntios expôs muitos dos problemas da igreja de Corinto. Embora alguns deles tenham sido corrigidos na época da Segunda aos Coríntios, eles ainda tinham uma lista de melhorias que precisavam fazer.

Em 2 Coríntios 4-5, Paulo dá informações de incentivo sobre as recompensas eternas de ser fiel a Deus. Em 2 Coríntios 4:16-18, ele deixa claro que as recompensas eternas são muito mais valiosas e importantes do que as recompensas deste mundo, que os lares celestiais são eternos.

Se você for a Corinto hoje, há uma famosa plataforma no meio da cidade. É conhecido como o Bema, ou assento de julgamento. Era onde as proclamações oficiais eram feitas, ou onde os cidadãos eram julgados pelos oficiais. Vários desses Bemaseats são mencionados na Bíblia: quando Pilatos tentou Jesus em Jerusalém; quando Agripa fez um discurso diante dele em Cesareia antes de ser atingido por vermes e onde Paulo foi julgado antes de Festo; e este em Corinto, onde Paulo foi julgado perante Gálio. Isso é possivelmente o que Paulo tinha em mente quando advertiu os coríntios: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo; para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal”. (2 Coríntios 5:10)

Spread the Jesus Love