Primeira Carta aos Tessalonicenses Narrador: Silas
A igreja em Tessalónica foi estabelecida na Segunda Viagem Missionária pelo Apóstolo Paulo e Silas. É possível que Timóteo estivesse com eles naquela viagem enquanto estavam em Tessalónica, o que explicaria porque os três são citados como remetentes da carta conhecida como Primeira Tessalonicenses, embora seja provável que Paulo seja o autor da maior parte dela.


Esta é a primeira das cartas de Paulo escrita para uma igreja na Macedônia ou Grécia e possivelmente a primeira escrita para uma igreja composta principalmente por não-judeus.
Paulo também conhecia pessoalmente a maioria das pessoas na igreja e estava familiarizado com os seus costumes.
O primeiro capítulo está cheio de elogios e encorajamento para os membros desta jovem igreja, que existe há apenas dois ou três anos.
Na Primeira Carta aos Tessalonicenses
O segundo capítulo é um lembrete da maneira como Paulo viveu impecavelmente entre eles e como ele lhes ensinou o verdadeiro evangelho. No final do segundo capítulo, você pode imaginar que os tessalonicenses pensavam que eram verdadeiramente “simpáticos” com Paulo, Silas e Timóteo.
No terceiro capítulo, Paulo começa a revelar que eles já haviam enviado Timóteo de volta aos tessalonicenses por duas razões: para os encorajar, e descobrir como eles estavam resistindo à perseguição e a outras tentações. Ele lhes assegura que Timóteo trouxe um relatório muito bom daquela viagem. No entanto, Paulo também sugere que ainda faltam alguns aspectos na sua fé, e deixa um pouco de informação de que Jesus voltará com os seus santos.
O capítulo quatro da Primeira Carta aos Tessalonicenses Paulo dá instruções sobre como viver uma vida santa. Alguns deles soam tolos aos ouvidos modernos porque parecem tão óbvios, mas muitos dos tessalonicenses cresceram com coisas como embriaguez e imoralidade sexual, consideradas comportamentos normais e aceitáveis. Paulo estava tentando mudar os seus padrões.
Grande parte do restante desta carta discute eventos futuros da segunda vinda de Jesus. Esse assunto parece tê-los cativado tanto que muitos pararam de trabalhar na expectativa de que o Senhor voltasse rapidamente.
Paulo tenta informá-los sobre o assunto para que se comportem como deveriam. Como ele escreveu para eles novamente, podemos concluir que seus resultados foram irregulares.
Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses Narrador: Silas
Local: Império Romano; Macedônia, Tessalônica
Tempo:
30 dC Jesus crucificado e ressuscitado; Pentecostes; Descida do Espírito Santo
48 d.C. A “visita da fome” de Paulo a Jerusalém; Começa a Primeira Viagem Missionária
50 DC Concílio em Jerusalém; Início da Segunda Viagem Missionária.
51 d.C. Escrita de Primeira e Segunda Tessalonicenses
Visite-nos e subscreva o Canal no Youtube. Obrigado
Escrituras Sugeridas: 1 Tess. 1:4; 4:3-4, 7, 11-12, 15-17; 5:16-19