Warning: Undefined array key "sm_dark_theme" in /home3/web4christ/public_html/wp-content/plugins/easy-youtube-subscribe/includes/sm-youtube-subscription-shortcode.php on line 229
Sóstenes e a Primeira Carta aos Coríntios
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o metal que ressoa ou como o sino que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
1 Coríntios 13:1-8 /13
Sóstenes e a Primeira Carta aos Coríntios Segunda metade
Na segunda metade da Primeira aos Coríntios, Paulo entra em detalhes sobre como uma igreja unificada e seus membros se devem comportar. O mau comportamento dos coríntios forneceu um pano de fundo para os ensinamentos de Paulo que seriam muito valiosos para as igrejas de todos os tempos. Devemos ter humildade e lembrar que ler esta carta é um pouco como ouvir um lado de uma conversa telefónica: Paulo pode estar abordando questões e situações que não entendemos completamente.
Por exemplo, Paulo começa 1 Coríntios 8 abordando alimentos sacrificados a ídolos. Embora poucas pessoas enfrentem essa situação hoje, os princípios de auto-sacrifício e autodisciplina que Paulo apresenta são inestimáveis para os cristãos modernos que vivem numa sociedade egocêntrica do tipo “quero à minha maneira”. Paulo continua mostrando como ele usa pessoalmente esses mesmos princípios, os princípios que ajudam a dar liberdade e liberdade aos cristãos.
Muitas das instruções de Paulo sobre dons espirituais, comportamento em reuniões de adoração, comunhão e adoração ordenada não são encontradas em nenhum outro lugar da Bíblia, de modo que os cristãos modernos beneficiam da necessidade dos coríntios com instruções detalhadas. Por outro lado, passagens como 1 Coríntios 11, 12 e 14 são algumas das mais desafiadoras da Bíblia ao aplicá-las à vida moderna.
Uns dos capitulos mais conhecidos da Biblia A Definição de Amor
1 Coríntios 13 é uma das passagens mais conhecidas da Bíblia. Paulo se move das complexidades do comportamento correto para o poder esmagador e sublime do amor. Ao longo de suas cartas, Paulo enfatiza a importância da fé. A igreja primitiva era motivada pela esperança. No entanto, Paulo escreve: “e estes três permanecem: fé, esperança e amor. Mas o maior deles é o amor.”
Nesta carta Paulo aborda o assunto da ressurreição no capítulo 15, outro assunto tratado com mais detalhes nesta carta do que em qualquer outro lugar da Bíblia. Conclusão de Paulo: já que Jesus tem vitória sobre a morte, devemos louvar e agradecer a Deus.
Personagens: Sóstenes
Escrituras Primárias: Primeira Coríntios 8-16
Resumo da história: A primeira carta de Paulo do Novo Testamento à igreja em Corinto
Localização: Império Romano; Grécia, Corinto
Tempo: 30 dC Jesus crucificado e ressuscitado;
Pentecostes; O Espírito Santo chega em 48 dC
A “visita da fome” de Paulo a Jerusalém; A Primeira Viagem Missionária começa em 50 DC Concílio em Jerusalém; Início da Segunda Viagem Missionária. 53 d.C.
Início da Terceira Viagem Missionária 56 d.C. Paulo escreve 1 Coríntios