Na Carta de Paulo aos Colossenses, este episódio presume que Paulo escreveu as cartas aos Efésios, Colossenses e Filémon ao mesmo tempo, e as enviou por Tiquico e Onésimo.
Colossenses pode ter sido escrito para todas as igrejas no Vale do Lico, não apenas para uma igreja em particular entre elas.


Com base em Colossenses 4:16, Paulo provavelmente escreveu e enviou uma carta à igreja de Laodicéia ao mesmo tempo, mas não se sabe da existência de nenhuma cópia dessa carta.
Paulo morou em Éfeso por três anos durante a Terceira Viagem Missionária. Aí conheceu pessoalmente a maioria das pessoas da igreja daquela grande cidade. É possível que a igreja em Colossos tenha sido iniciada durante esse período por um dos que trabalhavam com Paulo. A Bíblia não diz se Paulo esteve em Colossos ou se conheceu pessoalmente os seus líderes.
Com base em Filémon 1:1-2, Filémon era um líder na igreja em Colossos. Onésimo era um escravo fugitivo de propriedade de Filémon, e Paulo estava a enviá-lo de volta a Filémon. Você pode adivinhar corretamente as instruções de Paulo sobre escravos e senhores. Tanto em Efésios quanto em Colossos, apontavam diretamente para Filémon, embora também se destinassem a todos os outros cristãos. Por esta razão, é proveitoso ler essas passagens e Filémon ao mesmo tempo para obter um melhor contexto.
Na Carta de Paulo aos Colossenses
O capitulo 2:8 e 2:16-28 são indicações de que a igreja em Colossos estava sendo influenciada por falsos mestres. Em resposta a isso, e num esforço para garantir que os Colossenses conhecessem o verdadeiro Evangelho, Paulo gasta grande parte da primeira parte da carta explicando o Evangelho e a supremacia de Cristo, enquanto refuta os falsos ensinos. Uma das suas declarações mais poderosas é encontrada em Colossenses 1:15. Aqui, diz que Jesus é a imagem ou representação exata de Deus, o primogénito de toda a criação. Este versículo seria fundamental ao longo dos próximos séculos, enquanto os teólogos tentavam entender a verdadeira natureza de Cristo.
Ao ler os capítulos 3 e 4, da Carta de Paulo aos Colossenses, lembre-se de que os cristãos em Colossos precisavam aprender os fundamentos de uma vida com moral cristã. Eles tinham crescido numa sociedade onde as pessoas adoravam falsos deuses. Participavam da embriaguez e da imoralidade sexual como comportamento normal. Por isso precisavam aprender a se comportar adequadamente como indivíduos e como membros da família.