Carta de Paulo aos Efésios

Carta de Paulo aos Efésios

A carta de Paulo aos Efésios terá sido escrita por volta de 61 dC, enquanto estava preso em Roma. Alguns anos antes, Paulo viveu em Éfeso por cerca de três anos durante a Terceira Viagem Missionária, então ele conhecia muitos dos cristãos da igreja de lá. Pelas interações de Paulo com os mais velhos no final dessa jornada, sabemos que o povo de Éfeso o amava, e também ele os amava.

Carta aos Efésios 1 6

[sm-youtube-subscribe]

Tiquico terá sido provavelmente um dos mais ativos e fiéis companheiros de Paulo. Sem dúvida pela forma como Paulo menciona Tíquico, fica claro que ele era uma pessoa muito comprometida com a obra do Senhor. Ele afirmou em diferentes situações que Tíquico era um “irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor” sendo por isso perfeito conhecedor do ministério de Paulo. Terá sido ele o escolhido em diversas situações e terá levado a carta aos Efésios sobre a qual ele comenta neste episódio de Testemunhas Bíblicas Oculares.

A igreja em Éfeso foi fundada e estabelecida por Priscila, Áquila e Paulo. Parece que eles construíram uma base sólida porque Paulo não tem que abordar nenhum problema óbvio nesta carta para eles.

Se você fosse banido para uma ilha e só pudesse levar uma das cartas de Paulo, qual você levaria? Vale a pena considerar Efésios porque nele, Paulo compartilha ideias teológicas e informações muito práticas para viver uma vida cristã.

Na carta de Paulo aos Efésios, em suas declarações iniciais, Paulo oferece insights sobre a vontade e a predestinação de Deus que mantiveram os teólogos confusos e discutindo ao longo dos séculos. Uma coisa que não está em desacordo é esta verdade: Deus está acima de todas as coisas e sobre todas as coisas. Por meio de Sua misericórdia e graça, Ele deu vida àqueles que o seguem. Efésios 2:8-10 são alguns dos versículos mais conhecidos e influentes da Bíblia. Vale a pena ler esses versículos em várias versões da Bíblia num esforço para colher tudo o que puder deles.

Efésios 4-6 dá orientação sobre como viver poderosamente em unidade na igreja, nas famílias e entre cristãos individuais. Os efésios viviam em uma sociedade que se deleitava em embriaguez, excesso sexual e idolatria. A informação que Paulo lhes dá sobre uma vida justa pode parecer elementar para os cristãos modernos, mas teria sido uma notícia surpreendente para muitos deles. No entanto, tudo o que Paulo diz aos efésios permanece relevante no mundo moderno. Essa é uma razão pela qual Efésios é tão importante para os cristãos contemporâneos.