A Carta às sete Igrejas de Apocalipse contem provavelmente o Versículo Bíblico Mais Assustador.
Descrito por um ancião de Laodiceia, as cartas às sete Igrejas da Àsia contidas no Apocalipse de João, são bastante significativas para as Igrejas de todos os tempos, incluindo as atuais, pois o seu conteudo descreve muito dos problemas, defeitos e virtudes com que a Igreja de Cristo sempre teve que conviver.
João possivelmente viveu em Éfeso por muitos anos antes de escrever o Apocalipse. Se assim foi, estaria muito familiarizado com as igrejas da Ásia, incluindo as sete igrejas abordadas em Apocalipse 2 e 3.


Carta às sete Igrejas de Apocalipse
Embora as cartas sejam dirigidas a sete igrejas específicas, é fácil ver que os problemas nelas abordados são vividos pelas igrejas modernas, o que torna Apocalipse 2 e 3 muito valiosos e relevantes para os cristãos e igrejas modernas. Para muitas pessoas, alguns dos versículos mais sóbrios da Bíblia encontram-se em passagens como Apocalipse 2:4-5, 2:14, 3:3 e 3:15-17. No entanto, alguns dos versículos mais encorajadores da Bíblia também se encontram nesses dois capítulos.
Apocalipse 1:19-20 introduz Apocalipse 2 e 3, e esses dois versículos têm como fonte Apocalipse 1:12-16. Na Carta às sete Igrejas de Apocalipse, todas as sete em Apocalipse 2 e 3 são dirigidas ao anjo dessa igreja, mas não é claro para os leitores modernos o que isso significa. É possível que esse anjo se refira ao líder humano de cada igreja ou aos enviados que essas igrejas tinham enviado a João. Parece que as cartas se destinam a ser aplicadas tanto pelo anjo como pelos membros da igreja.
As sete igrejas estão localizadas numa forma oval geométrica aproximada. A ordem das cartas das igrejas começa com Éfeso, no lado sudoeste, e avança no sentido dos ponteiros do relógio para Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. A igreja de Éfeso era a maior dessas igrejas e, juntamente com Laodicéia, é a única igreja mencionada em outro lugar no Novo Testamento (embora Lídia de Tiatira seja mencionada). Devido à sua localização, parece que a igreja de Colossos deveria ter sido incluída nesta lista; não sabemos porque não o foi.
As cartas de Apocalipse 2 e 3 são de Jesus. O padrão geral das cartas é: o endereço para o anjo da igreja, uma caraterística de Jesus, um reconhecimento da condição da igreja, algo bom sobre a igreja, um aviso à igreja e uma promessa de recompensa por um comportamento mudado.